Projeto Terreno em declive – Projeto de Casa 10x30m SP

Este é um projeto elaborado exclusivamente para um terreno em declive com desnível de 4 metros, com 10 metros de frente por 30 de fundos localizado em Guarulhos SP.

foto terreno em declive

O programa do projeto é para uma família pequena de apenas 3 pessoas, um casal com um filho adulto apenas.

A família tem a necessidade mínima de 2 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 vagas de garagem, 1 escritório grande, salas de estar, jantar e tv, cozinha planejada e demais cômodos básicos que qualquer casa possui.

Seus maiores desejos eram construir uma casa com as áreas sociais e de lazer integradas para receber os amigos, uma pequena piscina com churrasqueira, se possível sala de estar com pé direito duplo e uma escada monumental.

 

Solução de projeto para o pavimento térreo

desenho esquemático terreno em declive

No pavimento térreo temos a entrada principal com acesso à uma ante-sala para evitar que os visitantes entrem direto na área privativa da casa.

A ante-sala é bem simples com um pequeno bar aparador, um sofá de 3 lugares e uma mesa de centro para usar como apoio para servir as visitas.

Possui também um lavabo e um acesso direto à área de lazer pela lateral da casa.

Inicialmente estava previsto em projeto uma escada dentro da ante-sala com acesso direto ao escritório no pavimento superior, porém a proprietária decidiu deixar o acesso pela escada principal da casa.

Passando pela porta que separa a ante-sala da parte social temos o hall dos quartos com guarda-corpo de vidro, com acesso ao banheiro social, dormitório do filho e suíte do casal.

Veja a perspectiva 3D do hall no slide disponível abaixo.

 

Solução de projeto para o pavimento inferior

desenho esquemático do terreno em declive parte de baixo

A disposição dos ambientes do andar inferior foi concebido de forma que integrasse as área sociais e de lazer.

Na parte escavada do terreno ficou a sala de TV por não ter janelas favorecendo o tipo de uso, apesar de ter iluminação e ventilação indireto pela abertura da sala e caixa de escada.

De frente da escada ficou a sala de jantar com uma boa circulação integrada à cozinha e lavabo.

No espaço embaixo da escada foi ocupado por nichos para evitar o recorte diagonal da escada em um dos principais ambientes da casa.

O projeto da cozinha foi apenas uma sugestão para delimitar o layout e os acessos, pois o projeto será feito por um parceiro especializado em cozinhas planejadas.

A sala de estar tem dois acessos com fechamentos em vidro no pé direito duplo até o pavimento térreo.

O desnível para a área da piscina foi feito para aproveitar a declividade do terreno e evitar fazer uma laje mantendo apenas um piso simples de concreto.

O desenho da churrasqueira foi integrado à volumetria da fachada posterior embutindo a chaminé na parede subindo até a cobertura.

A parte interna da churrasqueira será um Grill de inox personalizado.

O acesso à lavanderia ficou por fara da casa.

 

Solução de projeto pavimento superior

Como foi definido em projeto que a sala de estar teria um pé direito duplo, foi inevitável a diminuição da área do pavimento térreo onde estava a área privativa da casa.

Do ponto de vista do mercado imobiliário, a área do terreno é bem grande para ter apenas dois dormitórios e o valor do imóvel seria desvalorizado.

Como não havia necessidade e a família estava satisfeita com o projeto da casa, entramos em um acordo prevendo em projeto a construção de um segundo quarto no futuro.

foto comparativa do projeto de arquitetura para um terreno em declive de 10x30 em guarulhos sp

 

Etapa 01 do projeto

Imagem etapa 1 projeto terreno em declive

 

Etapa 2 do projeto

 

Imagem etapa 2 projeto terreno em declive

Caixa de escada

foto-escada-projeto-terreno-declive-10x30m-guarulhos

Concepção do Projeto levando em conta a Declividade do Terreno

O projeto determinou exatamente como seriam os platôs e para diminuir ao máximo a movimentação de terra do terreno, a solução foi elevar o nível do térreo em 1 metro de altura.

foto-projeto-casa-terreno-declive-10x30m-guarulhos-sp_011- Terreno possui uma declividade de 4 metros abaixo do nível da rua. O proprietário fez um leve nivelamento para utilizar como estacionamento, mas não removeu nem adicionou terra.

foto-projeto-casa-terreno-declive-10x30m-guarulhos-sp_022- O projeto foi elaborado de forma que tivesse a menor movimentação de terra possível. Neste caso a movimentação de terra foi muito reduzida tornando praticamente um nivelamento para cada patamar.

foto-projeto-casa-terreno-declive-10x30m-guarulhos-sp_03

3- Rebaixamos o último patamar em 1 metro para não ter que fazer laje e aumentar a altura da cobertura sobre a churrasqueira definida pela varanda da suíte do casal.

 

foto-projeto-casa-terreno-declive-10x30m-guarulhos-sp_04

4- Solução adotada para integrar as áreas de lazer e social mantendo pé direito duplo sobre a sala de estar. Este era o maior desejo da proprietária que adora receber os amigos nos finais de semana.

 

foto-projeto-casa-terreno-declive-10x30m-guarulhos-sp_05

5- Para que as visitas não entrem diretamente na área privativa foi criada uma ante-sala com lavabo e acesso direto à área de lazer. Ainda temos vagas para 4 carros, suíte do casal, dormitório e um banheiro social.

 

foto-projeto-casa-terreno-declive-10x30m-guarulhos-sp_06

6- Como a família é bem pequena, não tinham a necessidade de muitos quartos. Mesmo assim decidiram montar um escritório no pavimento superior que poderia ser convertido em um quarto posteriormente.

 

foto-projeto-casa-terreno-declive-10x30m-guarulhos-sp_07

7- Cobertura finalizada, a caixa d’água ficou sobre a caixa de escadas acima do nível da cobertura já prevendo a construção de um banheiro social e mais um quarto na segunda etapa.

 

Mais perspectivas 3D deste projeto exclusivo para terreno em declive

Vou disponibilizar aqui abaixo mais imagens em 3D e o download do projeto completo incluindo as plantas dom as medidas.